O que é um cientista de dados? Salário, habilidades e como se tornar um

E para acompanhar dicas de processos seletivos, carreira e mercado de trabalho, nos siga no instagram @gupy.empregos. Na prática, esse processo é bastante não linear, significando que há muitas idas e vindas de uma atividade para a outra e alguns problemas demandam mais esforço em uma etapa do que em outra. Patil afirmaram que a profissão cientista de dados era a mais sexy do século 21. À medida que ganha confiança, você pode começar a explorar técnicas de aprendizado não supervisionado, como clustering e redução de dimensionalidade. Isso inclui compreender conceitos como média, mediana, desvio padrão, correlação, regressão, testes de hipóteses, intervalos de confiança, e muito mais. Aprenda a orquestrar pipelines de dados com Airflow e Kafka, escale o tratamento de dados com Spark, faça ingestão de dados em Data Lakes e Data Lakehouses, implemente projetos em object storages e nuvens como AWS e muito mais.

Conhecimentos em programação

Com os passos delineados, a estrada para se tornar um cientista de dados fica mais clara. Busque conhecimento, aprimore suas habilidades, construa um portfólio sólido e mantenha-se envolvido com a comunidade. Sua carreira como cientista de dados espera por você, e o mercado certamente reconhecerá seu talento e dedicação.

Principais tendências econômicas e insights de mercado

como se tornar um cientista de dados

Os cientistas de dados precisam dominar pelo menos uma linguagem de programação para realizar suas análises. As mais utilizadas são Python e R, mas outras linguagens, como Java e Scala, também são comuns. Nos últimos anos, a profissão de cientista de dados tem ganhado cada vez mais destaque no mercado de trabalho. Isso acontece porque as empresas estão buscando profissionais capacitados para lidar com a crescente quantidade de informações geradas diariamente. Entretanto, profissionais da área também precisam interagir com banco de dados, ferramentas de análise de dados e Business Intelligence. O machine learning é um aliado indispensável para a pessoa cientista de dados, que deve ter conhecimentos nesse tipo de tecnologia para uma atuação mais precisa e otimizada na área de Data Science.

  • Nos exemplos que demos, o sistema de recomendações poderia se basear em buscas e compras anteriores e a organização do transporte poderia ser otimizada por meio de dados de GPS.
  • O cenário atual da ciência dos dados caminha para o Python, com ramificações para o R.
  • Usualmente, as soluções de ciências de dados são construídas a partir de conceitos fundamentais encontrados na matemática e estatística.
  • O Cientista de Dados é o profissional com perfil “learning mode”, ou seja, vai estar sempre aprendendo, pois a tecnologia não para de evoluir em análise de dados.
  • Além disso, é fundamental desenvolver habilidades em programação, análise de dados, machine learning e visualização de informações.
  • Além disso, podem se tornar consultores independentes, prestando serviços para diversas organizações.

Outras tecnologias

Para muitas pessoas que desejam evoluir na carreira, o percurso para isso ainda é desconhecido. Afinal, há muitos caminhos e muitos assuntos a aprender e habilidades a adquirir. Estes tipos de cientistas de dados são sofisticados, costumam ter PhDs e são mais caros. Por essa razão, ficam indisponíveis rapidamente, já que essas “lendas” frequentemente são procuradas pelas grandes empresas de times de dados, como Facebook e Google. Isso deve ser levado em conta na hora de contratar esse profissional, já que, talvez, ele não seja exatamente o que a sua empresa precisa. Ademais de se debruçarem sobre estatísticas avançadas, eles conhecem e dominam diferentes linguagens de programação e ainda têm a visão sobre todas as áreas do negócio.

Habilidades técnicas:

Se pretende seguir uma carreira em Analytics, seja como Cientista de Dados, Engenheiro de Dados ou Analista, precisa compreender quais são suas habilidades atuais, onde pretende chegar, avaliar os gaps e traçar um plano de ação. Ou seja, se a pessoa já sabe traduzir números em negócio na entrevista, esse é um bom indício de que conseguirá transmitir bem os resultados e realmente ajudar a empresa a crescer. Isso envolve também a criação de pipelines de desenvolvimento de ML, a manipulação https://piauinoticias.com/educa%C3%A7%C3%A3o/114012-trazendo-o-futuro-para-o-presente-explorando-a-ci%C3%AAncia-de-dados-e-machine-learning.html de arquivos do tipo pickle, monitoramento dos modelos depois do treinamento e a adoção de soluções de conteinerização como o Docker. A primeira etapa, que cuida da coleta e preparação dos dados, é o que pode ser chamado de engenharia de dados. O processo de análise e modelagem é classificado geralmente de data science propriamente dito e pode até ganhar o nome de mineração de dados. Um exemplo prático disso é a discussão acerca de dados e privacidade no mundo contemporâneo.

como se tornar um cientista de dados

Veja as profissões de Tecnologia em alta para 2024

Estabelecer uma rede de contatos com outros profissionais da área e participar de eventos e conferências pode ajudar a se manter atualizado e a encontrar oportunidades de trabalho. Além disso, é importante criar um portfólio de projetos que demonstre suas habilidades e conhecimentos em ciência de dados. O cotidiano de um cientista de dados envolve a análise de dados brutos, a aplicação de técnicas estatísticas e a criação de modelos preditivos.

Bancos de dados e tecnologias relacionadas

Bancos de dados relacionais, Data Warehouses, bancos de dados NoSQL, Linguagem SQL. Todas estas tecnologias estão diretamente ligadas ao trabalho do Cientista de Dados e pelo menos sua compreensão será um ponto que poderá fazer diferença. Avalie se você compreende Trazendo o futuro para o presente: explorando a ciência de dados e machine learning o conceito de banco de dados, entende as diferenças entre bancos de dados relacionais e NoSQL e como utilizar Linguagem SQL para consultas. Você, como profissional, precisa avaliar o momento atual da sua carreira e como pretende estar em 5 ou 10 anos.

Confira como formação e experiência em tecnologia podem abrir portas para carreira internacional. Para aqueles que já são de outra área e querem se aprofundar, devem estudar de forma multidisciplinar as formas de reunir os dados, identificar oportunidades e traduzi-los para novas oportunidades de negócios. Como já falamos, a profissão de cientista de dados é relativamente nova, mas é uma área em constante crescimento. Pode parecer fácil, mas quando tratamos de um volume grande de dados, é preciso conhecer técnicas de apresentação e visualização que vão permitir que outros colaboradores da empresa entendam as informações. Uma das tarefas mais importantes do cientista de dados é ser capaz de transmitir o que os dados querem dizer.