Até agora, discutimos o que significa front-end e quem é o desenvolvedor de front-end. Agora, vamos ver alguns dos principais requisitos/habilidades necessários antes que você possa se chamar de desenvolvedor de front-end. Além disso, você também vai aprender sobre React.js, uma biblioteca bastante versátil e que está entre as favoritas de muitos desenvolvedores. Entre os módulos, estão componentes e propriedades, estados e eventos, e até mesmo conceitos avançados da ferramenta.
DESENVOLVEDOR FRONT END
Algumas das ferramentas mais comuns incluem editores de código como o Visual Studio Code, sistemas de controle de versão como o Git, e pacotes de gerenciamento de dependências como o npm. Essas ferramentas podem melhorar sua produtividade e facilitar a colaboração em projetos de desenvolvimento https://www.ocafezinho.com/desenvolvimento-web-alem-do-codigo-a-importancia-da-criatividade-e-oportunidades-na-area/. HTML é a linguagem de marcação usada para estruturar o conteúdo de uma página web.
- Existem muitas comunidades por aí, como a comunidade de desenvolvedores do freeCodeCamp e todas as outras comunidades locais que nos cercam, incluindo a sua.
- Ele pode melhorar seu fluxo de trabalho, permitindo coisas como recarga de módulos a quente e a utilização de loaders.
- O que vale se atentar aqui é que no, mercado de trabalho, algumas empresas esperam que você tenha um conhecimento também de Devops e de SQL e Banco de dados.
- Além das tecnologias mencionadas acima, existem várias ferramentas de desenvolvimento que podem facilitar o trabalho de um desenvolvedor front-end.
- É comum pessoas desenvolvedoras Back-end trabalharem com ferramentas de linha de comando, sites (para deixar o HTML dinâmico), análise de dados (embora isso puxe mais o que uma pessoa cientista de dados faz).
Como se tornar desenvolvedor frontend?
Tutoriais em vídeo, cursos online e documentações são excelentes maneiras de adquirir conhecimento e entender melhor os conceitos e práticas do desenvolvimento curso de desenvolvimento web. Os desenvolvedores de front-end também devem ser eternos aprendizes, pois os sites estão evoluindo e as expectativas de capacidade de resposta, acessibilidade e aparência estão sempre mudando. Os engenheiros de front-end devem permanecer o mais atualizados possível e quase certamente precisarão aprender novas linguagens de programação ou bibliotecas com o passar do tempo. Se você está apenas começando como desenvolvedor de front-end, não precisa que cada parte de seu portfólio seja um projeto de cliente. À medida que sua carreira progride, você poderá apresentar ali mais projetos nos quais trabalhou.
Desenvolvedor(a) Web
- Você usa HTML para estruturar sua página em elementos como parágrafos, seções, títulos, barras de navegação e assim por diante.
- Um desenvolvedor Full Stack é alguém que tem conhecimento tanto de frontend quanto de backend.
- O problema de usabilidade ruim se aplica também a softwares, afinal, é preciso que o usuário consiga entender como a ferramenta opera.
- Essa comunicação é realizada por meio do protocolo HTTP, que funciona com base em requisições e respostas.
Um desenvolvedor front end é responsável pela criação e implementação da interface de um site ou aplicativo, com foco na experiência do usuário. Suas principais atividades incluem a escrita de código HTML, CSS e JavaScript para criar a estrutura, o layout e as interações da interface. O desenvolvedor front end trabalha em estreita colaboração com os designers para transformar os layouts e as imagens em elementos interativos e funcionais. Essa pessoa é responsável por construir a parte visual de um website ou aplicativo, garantindo uma experiência de usuário fluida e agradável.
- Ele permite que scripts como JavaScript manipulem o conteúdo e a estrutura de um site.
- Participar de comunidades de desenvolvedores é uma ótima maneira de se conectar com outras pessoas que estão na mesma jornada que você.
- Conhecê-las não apenas melhora a produtividade do seu trabalho, mas também é frequentemente requisitado por empregadores.
- Além disso, a formação inclui o acesso a uma comunidade de alunos da Hora de Codar, proporcionando uma excelente oportunidade para networking e aprendizado colaborativo.
- Existem inúmeros recursos online gratuitos e pagos que podem ajudá-lo a aprender desenvolvimento front-end.
Familiarize-se com essas tecnologias e escolha aquelas que se alinham com seus objetivos e preferências. Aprender a usar essas ferramentas pode facilitar o desenvolvimento e abrir portas para oportunidades profissionais. Uma pergunta final que a maioria das pessoas tem é sobre o tempo que leva para se tornar um desenvolvedor de front-end. Bem, o tempo que leva depende inteiramente do seu ritmo de aprendizado e de seu conhecimento prévio.